08/03/2023 | Notícias, Safras

Brasil pode liderar exportações de milho, preveem especialistas

Redação Agrimotor

Redação Agrimotor

Foto: divulgação.

Durante a 43ª Reunião Ordinária da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Milho e Sorgo, do Ministério da Agricultura e Pecuária, a Embrapa apresentou análise sobre genética e genômica de milho e inovações tecnológicas para o mercado de sementes do cereal. A reunião, realizada no último dia 7 de março, foi conduzida pelo empresário agrícola e presidente da Câmara Setorial, Sérgio Luiz Bortolozo, que reconheceu a importância da Embrapa no desenvolvimento do agronegócio no País.

Por parte da Embrapa, foram analisados os dados sobre as cultivares de milho registradas no Brasil, por background genético e inserções biotecnológicas, indicando as empresas obtentoras e/ou mantenedoras desses materiais, além de enfoques atualizados sobre o levantamento de cultivares para a safra 2022/2023 e o evento transgênico BTMAX.

O evento transgênico de milho BTMAX foi apresentado pelo pesquisador da Embrapa Milho e Sorgo Newton Portilho Carneiro, líder do projeto desenvolvido em parceria com a Helix, empresa do grupo Agroceres. O BTMAX é um produto tecnológico resultante de uma parceria público-privada 100% nacional entre as duas empresas.

Allan Silveira dos Santos, superintendente de Estudos de Mercado e Gestão da Oferta da Conab, apresentou as perspectivas da primeira e da segunda safra de milho 2022/2023. Ele prevê que a demanda pelo milho brasileiro deve se manter alta devido à baixa disponibilidade do produto no mercado internacional. Já o engenheiro agrônomo Wallas Ferreira, da Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec), apresentou um panorama das exportações de milho no período 2022/2023. De acordo com ele, o Brasil poderá ocupar a posição de líder mundial nas exportações do cereal em 2023, ultrapassando os Estados Unidos, atingindo a marca de 50 milhões de toneladas destinadas ao mercado externo. O presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Ricardo Santin, enfatizou a necessidade de o Brasil produzir mais milho, atendendo todas as cadeias produtivas, que devem trabalhar de forma conjunta para o desenvolvimento sustentável do agronegócio brasileiro.

Imagem: divulgação.

A próxima reunião da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Milho e Sorgo será no dia 22 de junho deste ano. Acompanhe a agenda em www.gov.br/agricultura/pt-br/assuntos/camaras-setoriais-tematicas/camaras-setoriais-1/milho-e-sorgo .

Fonte: Embrapa

Redação Agrimotor

Redação Agrimotor

Há mais de 15 anos o Portal Agrimotor apresenta os assuntos mais recentes do setor do Agronegócio nacional.
Abrir chat
precisa de ajuda?
Olá como posso te ajudar?