
Em uma parceria anunciada dia 28 de março, a Siemens Digital Industries Software e a Daimler Truck AG vão implementar uma avançada plataforma digital de engenharia, que será construída a partir do portfólio Siemens Xcelerator de software e serviços. Isso permitirá que a Daimler Truck otimize a exploração de inovações de veículos comerciais, o desenvolvimento eficiente de produtos e a gestão do ciclo de vida de seus caminhões e ônibus. A nova plataforma começará a ser implementada globalmente envolvendo engenharia, marcas e segmentos de negócios da Daimler Truck.
A nova plataforma digital vai ampliar a adoção do portfólio Siemens Xcelerator pela Daimler Truck por meio da implementação do software Teamcenter® para gerenciamento do ciclo de vida dos produtos (PLM – Product Lifecycle Management), ampliado com uma gestão de materiais (BOM – Bill of Material) como futura solução padrão de PLM. Este ambiente reúne e integra os fluxos de trabalho, os sistemas e projetos mecânicos, elétricos e dados de simulação das equipes da Daimler Truck. Isso expande o uso de soluções da Daimler Truck em todo o portfólio Siemens Xcelerator, incluindo o software NX™ para engenharia de produto.
Desde o seu estabelecimento como empresa independente, a Daimler Truck criou uma iniciativa de digitalização a fim de migrar dos sistemas legados da Daimler AG, com intenção estratégica de liderar o transporte sustentável com inovações inteligentes de TI. Para desenvolver os caminhões e ônibus do futuro, a Daimler Truck está adotando uma estratégia tecnológica clara, na qual, em um futuro livre de emissões de carbono, os veículos serão movidos por baterias elétricas e terão a propulsão baseada em hidrogênio
A Daimler Truck está adotando uma abordagem de plataforma global. Para permitir isso, uma colaboração global baseada em nuvem e uma plataforma de sistema de engenharia digital comum são essenciais. Nesse sentido, a Daimler Truck escolheu a Siemens como fornecedora de tecnologia e também para a implementação desse ambiente digital de engenharia de última geração.
Fonte: Mercedes-Benz do Brasil