
O Tampinha Legal, realização do Instituto SustenPlást com o apoio do Movimento Plástico Transforma, já arrecadou mais de 600 milhões de tampas plásticas, quantidade que ultrapassa 1.100 toneladas. O material, que é 100% reciclável, se transformou em mais de R$2,7 milhões de reais, recurso financeiro que foi destinado integralmente para as entidades assistenciais do terceiro setor cadastradas no programa. O Tampinha Legal é o maior programa socioambiental de caráter educativo em economia circular da indústria de transformação do plástico da América Latina.
“Com cada quilo de polipropileno recolhido, material que é usado para a fabricação de tampas plásticas, evita-se a emissão de cerca de 2 kg de dióxido de carbono (CO2). Portanto, desde o início das atividades do Tampinha Legal, evitou-se a emissão de 2.250 toneladas de C02 para a atmosfera.” explica Simara Souza, gerente do Instituto SustenPlást.
O programa não recebe comissões e/ou gratificações sobre o material coletado. Em 2022 ultrapassou R$ 2,5 milhões de reais, destinados integralmente para as entidades assistenciais participantes sem rateios de material ou repasses de valores. O Tampinha Legal atua no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Minas Gerais, São Paulo, Alagoas, Pernambuco, Goiás, Distrito Federal e Bahia.
Além do aplicativo (Android e iOS) e site (tampinhalegal.com.br), onde pode-se localizar várias informações tais como os pontos de coleta mais próximos, entidades assistenciais e empresas participantes, etc., também é possível acompanhar o Tampinha Legal por redes sociais, como YouTube, LinkedIn, Twitter, Instagram, Facebook e TikTok.
Fonte: Assessoria de imprensa