18/05/2023 | Automotores, Notícias

Daimler Truck incrementa sistemas de segurança de seus veículos

Redação Agrimotor

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Foto: divulgação.

Visando alcançar a condução livre de acidentes, o Grupo Daimler Truck estabeleceu o objetivo de equipar, no mínimo, 75% dos veículos que serão entregues em seus mercados principais em 2025 e atingir 80% em 2030, com um sistema de segurança que ultrapasse as exigências das legislações em termos de desempenho e aplicação. Isto abrange os caminhões e ônibus comercializados sob as marcas Mercedes-Benz, Freightliner, FUSO, Setra, Thomas Built Buses, Western Star, Bharat Benz e RIZON,

Dada a relevância atribuída pela Daimler Truck à segurança nas estradas e nas vias, no ano passado, por exemplo, novos sistemas de segurança e assistência foram disponibilizados em outros mercados, marcas e modelos. Entre eles, o assistente de proteção lateral (Active Sideguard Assist) no caminhão Cascadia da Freightliner e o sistema de assistência ativa à condução de segunda geração (Active Drive Assist 2) nos ônibus rodoviários Setra ComfortClass e TopClass. Já o assistente ativo de frenagem emergencial automático – o Active Brake Assist (ABA), vendido mais de um milhão de vezes para caminhões e ônibus da Daimler Truck, abriu uma nova era para as tecnologias de assistência de segurança. Pela primeira vez, um caminhão conseguiu dar início a uma frenagem máxima até a parada total dentro dos limites do sistema.

Uma pesquisa da Daimler Truck sobre acidentes levou ao desenvolvimento do conceito do sistema de assistência ativa à condução (Active Drive Assist – ADA), que desde 2018 permite a condução parcialmente autônoma (Nível 2) de um caminhão de produção em série pela primeira vez. Em certas condições, o sistema opcional ajuda ativamente o motorista com orientação no sentido longitudinal e lateral, auxiliando-o a manter automaticamente sua distância, acelerar e dirigir, desde que as condições requeridas pelo sistema sejam cumpridas, como haver raio suficiente na curva ou ainda sinalização claramente visível na pista. Se o motorista se aproximar demais do veículo à frente, o ADA consegue frear de maneira autônoma o caminhão para manter a distância definida do veículo à frente. Quando a distância do veículo à frente está adequada, o sistema pode acelerar o caminhão, voltando à velocidade ajustada.

A Daimler Truck sempre foi pioneira no que se refere a sistemas de assistência à condução e segurança. Os desenvolvedores da Companhia trabalham há anos nessas tecnologias, a fim de proporcionar aos motoristas soluções cada vez melhores e eficientes para ajudá-los em seu trabalho, melhorando assim a segurança para todos os usuários das estradas e das vias urbanas.

Fonte: Mercedes-Benz do Brasil

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