
Além de completar 48 anos, a fábrica brasileira da Komatsu, indústria japonesa e segunda maior fabricante do mundo de equipamentos para construção, mineração e florestal implementou uma fazenda solar em seu prédio administrativo com o objetivo de contribuir ainda mais com a meta de ESG da companhia na redução de emissão de CO2. Localizada em Suzano (SP), a fábrica é a primeira da Komatsu construída fora do Japão e produz anualmente cerca de 3 mil máquinas para os segmentos de construção e florestal.
Com 250 painéis solares, a fazenda terá capacidade para gerar energia suficiente para alimentar toda a sede administrativa da empresa e também a linha de montagem. O projeto e a instalação foram desenvolvidos e implementados pela DCCO Soluções em Energia e Equipamentos e os painéis solares fabricados pela Canadian Solar. Ao todo, entre projeto e implementação, foram 10 meses dedicados no processo.
“Estamos entusiasmados por termos conseguido dar mais este passo dentro das metas de ESG da companhia, que são consistentes e, ao mesmo tempo, desafiadoras”, explica Jeferson Biaggi, vice-presidente Industrial. Para a fábrica ter chegado na margem de 73% em redução de emissão de CO2, outras mudanças foram feitas ao longo dos últimos anos. “Desde a troca de equipamentos antigos por equipamentos com maior eficiência, de lâmpadas incandescentes por LED, à troca de empilhadeiras a diesel por elétricas e implementação de sistemas de monitoramento de consumo de ar comprimido que desliga parcialmente os geradores de acordo com o consumo da fábrica”. De acordo com Biaggi, a meta de redução de CO2 da companhia até 2024 já foi superada.
Fonte: Assessoria de imprensa