
O Maranhão tem cerca de 75% da sua área na Amazônia Legal, com seu território dividido entre os dois principais biomas do País – Cerrado e Amazônia. Além disso, 33% de sua área está na região da maior fronteira agrícola do País, denominada Matopiba. No ranking do desmatamento, é o segundo no Cerrado e o quarto no bioma Amazônia. É ainda o estado com maior proporção de população rural (menor urbanização).
Diante desse cenário e para consolidar a agenda de inovação da Embrapa no Maranhão com escolhas estratégicas, a Embrapa Cocais vai sediar uma série de debates estratégicos em PD&I, intitulada “Construindo o futuro: diálogos para inovação sustentável e inclusiva”. Três grandes temas serão discutidos em dias diferentes:
– Bioeconomia – geração de valor e inclusão socioprodutiva, no dia 11, no período da manhã e da tarde;
– Sistemas produtivos sustentáveis – conservação e geração de valor, no dia 18 de setembro pela manhã e tarde; e
– Inovação social como instrumento de inclusão socioprodutiva, no dia 21 de setembro à tarde.
Os diálogos serão feitos a partir de palestras de pesquisadores e gestores de dez Unidades da Embrapa e quatro instituições parceiras, com 40 minutos de exposição e 20 minutos para discussões, tendo como roteiro o estado da arte; os desafios e oportunidades de futuro em PD&I; e as novas competências necessárias para esse futuro almejado. Os diálogos serão transmitidos pelo youtube da Embrapa, com participação pelo chat para perguntas nos links:
Bioeconomia – geração de valor e inclusão socioprodutiva: www.youtube.com/watch?v=HmOuuv0L8dY
Sistemas produtivos sustentáveis – conservação e geração de valor: www.youtube.com/watch?v=nngCQvl_i9Q
Inovação social como instrumento de inclusão socioprodutiva: www.youtube.com/watch?v=PHPpcAYPJ-w.
Fonte: Embrapa