Cafeicultores do Cerrado Mineiro recebem visita de compradores internacionais

Redação Agrimotor

Redação Agrimotor

Foto: Pixabay.

Com o objetivo de facilitar o contato direto dos cafeicultores com potenciais compradores, cafeicultores da Região do Cerrado Mineiro – primeira a receber Indicação Geográfica do café na modalidade Denominação de Origem (DO) – receberam, de 11 a 13 de novembro, um grupo de 12 compradores internacionais. Participaram da comitiva, representantes e empresários do comércio de café e de torrefação da África do Sul, Arábia Saudita, China, Índia, Moçambique, Polônia, Portugal e Rússia

A iniciativa foi organizada pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (APEX Brasil), em parceria com o Grupo Educampo/Café Araxá, o Sebrae Minas e a Federação dos Cafeicultores do Cerrado. Ao longo dos três dias, os compradores provaram 98 amostras nas rodadas de cupping – processo de degustação com base no paladar e no olfato dos especialistas -, realizadas no Acauã Armazém Gerais, em Araxá.

Durante as visitas, os convidados conheceram os cafeicultores, as propriedades rurais e todo o processo de produção dos cafés, além de degustarem a bebida com terroir único da região – características como clima, solo, relevo, temperatura, umidade e práticas de produção.Alguns compradores iniciaram as negociações da compra de lotes ainda durante a viagem, outros levaram amostras para analisarem os grãos em seus países de origem.

Cerca de 4,5 mil cafeicultores de 55 municípios mineiros do Alto Paranaíba, Triângulo e Noroeste do estado atuam na Região do Cerrado Mineiro. Com uma produção média de 6 milhões de sacas por ano, produz 12,7% da safra nacional e 25,4% da estadual.

Fonte: Prefácio Comunicação – Assessoria de imprensa

Redação Agrimotor

Redação Agrimotor

Há mais de 15 anos a revista Agrimotor apresenta os assuntos mais recentes do setor do Agronegócio nacional.
Abrir chat
precisa de ajuda?
Olá como posso te ajudar?